quinta-feira, 15 de março de 2012

Hipóxia e suas consequencias

Hoje iremos tratar de um assunto que envolve a medicina aeroespacial e a segurança de voo. Falaremos a respeito da Hipóxia na aviação, seus perigos, ameaças para as tripulações.


Hipóxia

Hipóxia é o termo utilizado para designar baixo teor de oxigênio no organismo. É um estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos organicos que pode ser causado por diversos fatores.
"As células cerebrais são extremamente sensíveis à privação de oxigênio. Algumas células cerebrais começam a morrer na verdade, menos de 5 minutos após o seu suprimento de oxigênio desaparece. Como resultado, hipóxia cerebral pode rapidamente causar a morte ou graves danos cerebrais.
A condição de hipóxia pode se restringir a um local do organismo ou pode ser sistêmica."
Wikipedia
A hipóxia pode ser categorizada de diversas formas, mas nos interessa a seguinte categoria.
"Hipóxia Hipóxica (de altitude): Resulta de uma troca gasosa inadequada na membrana capilar-alveolar. Isso pode ser causado por uma quantidade de oxigênio inadequada no ar inspirado, por defeito na ventilação ou por uma obstrução das vias respiratórias. Um suprimento deficiente de oxigênio para o sangue resulta em uma deficiência de oxigênio para os tecidos. Isso representa a causa mais comum de hipóxia encontrada na altutide e pode se tornar aparente acima de 3.000 metros acima do nivel do mar (já que a zona de vida normal é considerada até 3.000 metros de altitude)."          Wikipedia

Demonstração de hipóxia

No video abaixo podemos ver uma aplicação de hipóxia real que ocorreu no voo do Learjet KFS66, por algum motivo os pilotos começaram a ter falta de oxigênio e voces poderão perceber que os mesmos começam a ficar mais lentos devido as consequencias da hipóxia. Pode-se notar também que conforme o controle os auxiliam para desce de FL, eles começam a melhorar e sair do quadro de hipoxia; tendo a fala e a atenção voltando ao estado normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário